Páginas

quinta-feira, 5 de junho de 2008

COM QUAL COR DEVO PINTAR MINHA CASA?



As cores contribuem para estabelecer o bem estar e a harmonia no local onde você reside ou trabalha. Segundo a Cromoterapia, ciência que usa as cores para estabelecer o equilíbrio e a harmonia do corpo e da mente, o uso acertado delas pode influenciar beneficamente nos ambientes de seu imóvel. Afinal, de acordo com a ciência das cores, cada uma delas provoca estímulos variados no nosso sistema nervoso, afetando nossas emoções e até nosso humor.
Baseada nas sete cores do espectro solar – vermelho, laranja, amarelo, verde, azul, violeta e rosa –, a Cromoterapia diz que cada cor tem uma vibração específica, atuando desde o nível físico até os mais sutis e cada parte do nosso corpo está estritamente relacionada com as cores do espectro. Desta forma, as cores que compõem o local em que vivemos devem estar em sintonia com o nosso corpo e nossas emoções.
Mas não pensem que tal preocupação surge nos tempos contemporâneos. O emprego das diferentes cores para alterar ou manter as vibrações do corpo na freqüência que resulta em saúde, bem estar e harmonia é usado pelo homem desde as antigas civilizações, como no Egito antigo, nos templos de luz e cor de Heliópolis, na Índia, na Grécia e na China, onde suas aplicações terapêuticas foram comprovadas através da experimentação constante e verificação de resultados.
Contudo, os estudos sobre o assunto vêm sendo aprofundados ao longo dos tempos e, atualmente, é possível determinar qual a cor mais adequada para ambientes de estudo, de trabalho, de descanso, hospitalares e muitos outros. Até nas propagandas, o uso de cores é estudado, dependendo do objetivo a que se quer chegar, o público alvo e o produto que está sendo trabalhado.
Desta forma, saiba a cor ideal a ser usado em cada ambiente de sua casa ou escritório que ajudarão a manter o equilíbrio emocional e o bom humor.
Vermelho: De todas as cores é a mais poderosa, devendo ser usada com prudência. É vitalizante, estimulante e excitante, além de aumentar a pressão sanguínea. Pode estar associada ao perigo, advertência e guerra, mas também a vida, sol, chama e energia. Associada ao chakra sacral, intensifica as funções do corpo, estimulando o sistema nervoso, os movimentos e ajudando a combater o estresse e a falta de energia. Esta cor é indicada em pequenas doses, ou seja, em tons avermelhados para salas de estar e jantar.
Laranja: É a cor da alegria, podendo ser usada para dar mais vida a uma atitude. É a cor da comunicação, do calor efetivo, equilíbrio, da segurança, da confiança, cor das pessoas que crêem que tudo é possível. É antidepressiva e estimula otimismo, generosidade, entusiasmo e aumenta o apetite. Somada ao azul gera força. Ideal para salas de estudo, reunião ou ambientes onde a família se encontra para conversar. Por estar associado às glândulas supra-renais, o laranja promove a boa digestão, beneficia a maior parte do sistema metabólico, rejuvenesce e vitaliza. E, desta forma, pode ser também utilizada nas salas de jantar.
Amarelo: É a cor do sol, trazendo luz para as situações difíceis, ativando o intelecto, a comunicação, a harmonia do todo. Ideal para as áreas de acesso, salões sociais e quartos de estudo. Gera calor e por isso é recomendado para climas frios. É, ainda, sugerido usar o amarelo associado a outras cores. De forma isolada pode, pois, proporcionar perda de estabilidade, proteção, meta ou foco, podendo encorajar o nervosismo e a incerteza.
Verde: Traz paz, segurança, esperança em abundância, confiança e inteligência. É a cor do movimento e da ação. Está ligada afetivamente à paz, natureza, saúde, abundância, tranqüilidade, equilíbrio, esperança e juventude. Associada ao chakra cardíaco, harmoniza as flutuações do estado de espírito e provoca melhor equilíbrio nos casos de insatisfação e impaciência. Por isso, é indicada para todos os ambientes. No banheiro, por exemplo, é aconselhável ter toalhas ou detalhes de acabamento em verde vivo pois é ali que se purifica e energiza o corpo.
Azul: De todas é a mais curativa. Extremamente relaxante, traz paz, auxilia na remoção de dores de cabeça e enxaquecas e é útil em casos de asma. Materialmente, está associada a frio, céu, gelo e, afetivamente, à verdade, intelectualidade, viagens, serenidade, infinito e meditação. O azul ajuda a baixar a pressão arterial, acalma e traz clareza mental. Transmite seriedade, confiabilidade, fluidez, tranqüilidade, paciência e amabilidade. É a cor da purificação do bem estar e raciocínio lógico, a única cor capaz de desintegrar energias negativas. Quando usada no tom turquesa, é animadora, refrescante, e suavizante e, por isso, tranqüiliza o sistema nervoso. Ideal para compor quartos de crianças e adultos agitados.
Violeta: Traz equilíbrio da consciência, dignidade e divindade e, conseqüentemente, estabilidade. Relacionada à mentalidade humana, pode remeter a uma integração com o espaço, com a concentração voltada para um fim específico (oração ou meditação). Eleva a auto-avaliação e a auto-estima de quem perdeu o senso da beleza humana, além de devolver o ritmo do sistema (glândula pineal).Purifica o organismo atuando de modo calmante sobre os músculos do coração e sobre os outros músculos do corpo. Também acalma a superexcitação nervosa. O violeta representa o mistério, expressa sensação de individualidade, personalidade, associado à intuição e à espiritualidade, influenciando emoções e humores. Esta cor não é aconselhável para o ambiente inteiro do imóvel. Mas, em um tom mais azulado, é ideal para locais de meditação.
Rosa: Relacionada com o coração, amor e alegria. Favorece a empatia e o companheirismo, motivando as relações. Ideal para quartos de casal.
As cores ditas neutras:
Branco: Contém todas as cores, é purificador e transformador. Representa o amor divino, estimula humildade e imaginação criativa. Causa sensação de limpeza e claridade. Ótima para qualquer ambiente. No entanto, se usada em todos os ambientes, pode causar tédio.
Preto: É a cor do poder, induz a sensação de elegância e sobriedade. Onde o que está fora não entra e o que está dentro não sai. É a "não" cor, ausência de vibração, cor das pessoas que buscam proteção ou afastamento ao seu redor. Indicada só para detalhes de acabamento ou objeto, pois pode deixar o ambiente muito escuro.

Nenhum comentário:

Powered By Blogger

Quem sou eu

Minha foto
brasil/mundo
amigo conselheiro