Páginas

segunda-feira, 16 de junho de 2008

Equinócio


m astronomia, equinócio é definido como um dos dois momentos em que o Sol, em sua órbita aparente (como vista da Terra), cruza o plano do equador celeste (a linha do equador terrestre projetada na esfera celeste). Mais precisamente é o ponto onde a eclíptica cruza o equador celeste.
A palavra equinócio vem do Latim e significa "noites iguais". Os equinócios acontecem em março e setembro, as duas ocasiões em que o dia e a noite duram o mesmo tempo. Ao medir a duração do dia, considera-se que o nascer do Sol (alvorada ou dilúculo) é o instante em que metade do corpo solar está acima (ou metade abaixo) do horizonte, e o pôr do Sol (crepúsculo ou ocaso) o instante em que o corpo solar encontra-se metade abaixo (ou metade acima) do horizonte. Com esta definição, o dia durante os equinócios têm 12 horas de duração.
No hemisfério norte o equinócio da primavera ocorre no dia 20 de março, e o equinócio do outono ocorre no dia 23 de setembro. Estas datas marcam o início das respectivas estações do ano neste hemisfério.
No hemisfério sul é o contrário, o equinócio da primavera ocorre no dia dia 23 de setembro, e o equinócio de outono ocorre no 20 de março. Estas datas marcam igualmente o início das respectivas estações do ano neste hemisfério.
Devido à órbita elíptica da Terra, as datas nas quais ocorrem os equinócios não dividem o ano em um número igual de dias. Isto ocorre porque quando a Terra está mais próxima do Sol (periélio) viaja mais velozmente do que quanto está mais longe (afélio).

Nenhum comentário:

Powered By Blogger

Quem sou eu

Minha foto
brasil/mundo
amigo conselheiro