Páginas

quinta-feira, 5 de junho de 2008

A ESCOLA DA FORMA


A Escola da Forma é a mais antiga e tradicional das técnicas do Feng Shui. Leva em consideração o relevo ao redor da casa e os pontos cardeais, para determinar como o "Ch'i " pode fluir melhor. Após analisar a topografia do terreno, associa-se cada ponto cardeal a um dos quatro Animais, Cores, Estações e Direções,( Veja o Diagrama abaixo )
São eles: Norte = Tartaruga, Preto, Inverno, Fundos Sul = Corvo, Vermelho, Verão, Frente Leste = Dragão, Verde, Primavera, Esquerda Oeste = Tigre, Branco, Outono, Direita
Essa técnica aplica-se quando estamos decidindo pela construção. O mestre de Feng Shui examina o local e procura por um Dragão aparente no ambiente, discernindo sua cabeça, seus membros, corpo e cauda. É o ponto de partida para a orientação da construção, pois o Dragão não pode ser danificado o que seria um desastre. Árvores que definem sua forma não devem ser cortadas, regatos, lagos próximo à sua boca devem ser mantidas, são as " pérolas da saliva do Dragão " De acordo com essa escola a casa ideal teria uma montanha ao Norte, um monte à Leste, outro à Oeste e uma planície ao Sul. Quando não for possível obedecer aos pontos cardeais, então prevalece as direções, o Corvo sempre deverá estar na entrada, mesmo que não esteja voltada para o Sul, a Tartaruga atrás, o Dragão na esquerda e o Tigre na direitaO ideal é que os quatro animais estejam presentes na topografia, caso contrário o Dragão ou o Tigre servirão para estabelecer a presença simbólica das quatro criaturas. É prioritário que o Dragão esteja presente. Então num ambiente urbano, como identificar o Dragão ?, simples, uma construção pintada num tom verde ou Azul é um Dragão eficaz, uma casa com fachada de pedras brancas ou pintada de branco é um ótimo Tigre, o Corvo vermelho à frente, pode ser uma construção baixa e a tartaruga preta atrás pode ser uma construção em tons escuros, não muito próxima.

Nenhum comentário:

Powered By Blogger

Quem sou eu

Minha foto
brasil/mundo
amigo conselheiro