Páginas

domingo, 6 de julho de 2008

A magia dos 4 elementos em nossas vidas

Para o leigo, a utilização dos 4 elementos em magia pode parecer meros adereços, mas existem algumas pessoas que colocam a magia em seu dia-a-dia, estes são chamados magistas. Alguns de nós nascemos com uma sensibilidade maior para as forças da natureza e para o plano invisível, do que a maioria das pessoas. Outras pessoas sentem-se atraídas por tais estudos e acabam por desenvolver esses dons, que são inatos em todos nós. Todas estas pessoas são magistas, mesmo que não executem atos mágicos necessariamente, têm essa troca entre si e o Todo, e isso também é atuar magicamente na vida. Para essas pessoas, os quatro elementos têm um significado simbólico muito mais profundo.
Através do estudo contido no antigo "livro das iniciações", e ocultamente no próprio "gênesis" da Bíblia Cristã, podemos entender melhor a presença de todos os elementos na constituição do ser humano. Essa constituição retrata também filogenéticamente a própria constituição do planeta cronologicamente nas eras que foram sucedendo a construção do mundo natural. Terra,água, fogo e ar. A natureza e o universo foi criada a partir dos quatro elementos, e nós como produto e célula deste universo, também fomos criados e temos dentro de nós os 4 elementos : o ar = que respiramos, a água = que corre em nosso sangue e nos fluídos do nosso corpo, o fogo = que aquece nosso corpo, gera a energia para estarmos vivos, a terra = nosso corpo físico como um todo. Mas existe um significado oculto em tudo o que somos e fazemos, na nossa manifestação divina enquanto seres simbólicos. São os arquétipos, mitos e símbolos que podem ser acessados através dos oráculos, especialmente os arcanos maiores do tarot. O segundo grupo de lâminas, trabalham com nossa manifestação na terra, com nossa existência, nosso cotidiano e por isso trabalham também com os 4 elementos.
Os 4 elementos são a base de qualquer trabalho de magia, pois eles constituem tudo à nossa volta, especialmente nós. As forças da natureza atuam em reciprocidade com o ser humano (pois somos todos um), portanto, através do poder do intelecto (vontade) o ser humano (elemento hominal da natureza) pode interferir nos ciclos naturais (livre-arbítrio dado pelo plano divino). Mas, em contrapartida, foi-nos doado também a responsabilidades sobre nossos atos.
Podemos dividir as magias em 4 tipos principais, de acordo com o principal elemento que faz uso ou a que pertence, ainda que toda magia atue com todos eles em conjunto visando o equilíbrio.
Magia do Ar - a Palavra, o Verbo, A música dos Bardos, as Fadas, os Silfos, as lendas e Fábulas, os Ventos dos Xamãs, o Tarot, os escribas, o Incenso, etc.
Magia da Água - as águas sagradas, os banhos, os elixires, remédios, o Cálice, o Santo Graal, os Oráculos, as magias dos Espelhos, etc.
Magia do Fogo - as velas, a transmutação do fogo violeta, a magia dos guerreiros celtas (runas), dos dragões Chineses, da fogueira dos xamãs, das salamandras, etc.
Magia da Terra - dos curadores, das plantas medicinais, dos cristais, dos xamãs, das pedras preciosas e das Runas Futhark, dos templos de pedra (ex: Stonehenge).
As Runas como podemos perceber, pertencem ao elemento Terra (pedras), mas também ao elemento Ar, por ser um modo de advinhação e escrita. Porém ainda, pode ser reconhecida como pertencente ao elemento Água por ser uma forma de Oráculo e trabalhar com a intuição e o plano astral. Mas também pertence ao elemento Fogo, já que lida com a criatividade, a espiritualidade nas divindades do panteão céltico, com as forças anímicas do ser humano (Runas lidam basicamente com o Fogo-Thor/trovão, e o Gelo-Isa) e por lidar também com as forças vital (runas e rituais de cura).
Cada um de nós tem um caminho dentro da magia, o que fala mais alto dentro de nós, a a partir de nossas características sanguíneas (hormonais) que determinam nosso "temperamento nesta encarnação". A partir dessas características e de nossas aptidões e motivações pessoais perante a vida, e ainda pelo elemento, com o qual, sentimos sermos mais sintonizados, ou pelas heranças de vidas passadas ou de nossos antepassados, enfim, o que nossa consciência nos direciona.
E você? Qual o elemento que o atrai dentro da magia? Procure descobrir, a magia é um caminho para o autoconhecimento e autodesenvolvimento.
O primeiro passo é o Autoconhecimento, toda primeira tarefa de um bruxo(a) ou mago(a) é lapidar os 4 elementos em si mesmo, através de uma alquimia interior, ou seja, autodesenvolver-se em suas aptidões naturais : intuição, criatividade, saúde física, psíquica e espiritual, aprender a lidar com suas emoções consigo mesmo, e nos seus relacionamentos. Conquistar a consciência de que que somos parte da grande obra da natureza e do universo, e viver isso a cada dia, a cada momento de nossas vidas, celebrando o milagre de estarmos vivos. Sintonizar-se com os ciclos da natureza e do universo, sabendo quando descansar, quando trabalhar, quando ajudar, quando celebrar. Conscientizar-se de que somos uma célula microscópica do grande todo que é o universo, e voltando-se com humildade para a nossa espiritualidade, nos colocaremos em nosso real papel nesta vida. O papel que a Grande Mãe Gaya nos concedeu, para que assim sejamos felizes.
Descubra e desenvolva suas potencialidades naturais (talentos) para a vida, observando e se atendo às sensações sobre as pessoas e as coisas à seu redor. Com o tempo, vai perceber que, cumprindo sua missão, sentirá os resultados em sua saúde, seus relacionamentos e sua espiritualidade. Viva sintonizado com o Todo.

Nenhum comentário:

Powered By Blogger

Quem sou eu

Minha foto
brasil/mundo
amigo conselheiro