Páginas

domingo, 6 de julho de 2008

DICAS DE UM BRUXO ANDANTE PARA SER BEM VISTO SENPRE palavras mágicas


Caro leitor, esse texto não é uma releitura da história da fada madrinha da Cinderela, que com um simples "sim-sa-la-bim" podia promover uma mudança mais radical . Também não trata de sobrenomes importantes que têm um certo "poder" como: abrir portas, obter cortesias e conseguir um lugar na primeira fila de desfile de moda. As palavrinhas mágicas, tema desta coluna, são simples, de fácil e livre acesso, e melhor, gratuitas. Que tal relembrá-las?
BOM DIA, BOA TARDE E BOA NOITE!Você pode estar com dor de cabeça, TPM ou ter acabado de ser demitido, não importa. Não existe mau humor que justifique a ausência de saudação. Cumprimente as pessoas, sem moderação e todos, sem exceção!
ALÔ?Diga a verdade, não há tipinho pior do que aquele que liga para você e diz um estridente: "Quem?". Ora bolas! Pessoas sem a noção mínima de relacionamento não deveriam sequer usar o telefone. Sinais de fumaça são o mais indicado para sujeitos com esse grau de educação. Se for o telefone da empresa apresente-se: "Revista Cult, Janaína, bom dia!". Além de elegante, é prático. Quem está do outro lado da linha já sabe com quem está falando. E, além do mais, tratamento personalizado sempre cai bem.
OBRIGADODepois de aprender a falar "AGA" (água"), "MAMA" (mamãe ou mamar, ou as duas coisas juntas) e "TOTÔ" (desnecessário traduzir), certamente você aprendeu a dizer OBRIGADO. E, pode ter certeza, sua mãe insistiu muito nesse ensinamento. Porque, cá entre nós, crianças são egocêntricas e sempre acham que o mundo gravita em torno delas. Mas, depois de crescidinho, não há nada que justifique não agradecer. Isso vale para absolutamente tudo. Do garçon que serve uma água ao amigo que acaba de lhe dar um presente de gosto duvidoso.
POR FAVORSeguindo a mesma linha de raciocínio, se você já descobriu que a terra gira em torno do sol e não de você, peça "por favor" por tudo que precisar. Inclua pedidos feitos aos seus empregados, ao amigo, namorado, esposa e qualquer um. Exceção feita a animais de estimação. Se bem que não é má idéia tratar os bichinhos com gentileza.
DE NADADo mesmo modo que pedir "por favor" é regra básica das boas maneiras, retribuir com um "de nada" é obrigação, além de ser até chique. Ou seja, você passou a noite de domingo preparando a apresentação de um amigo no power point. Ao receber o agradecimento, solta um singelo "De nada!". Incrível! Nem um monge budista seria tão despreendido! Fique feliz: Você é um ser superior!
COM LICENÇAVai entrar num restaurante, sair da sala antes do fim da aula, sentar-se na cadeira numa reunião de trabalho, atender ao celular na frente de outra pessoa e em todas as situações possíveis, peça COM LICENÇA. É uma palavra elegante que demonstra respeito ao outro, sinal de que você é uma pessoa civilizada e sabe que certas ações incomodam ou interferem na vida de outras pessoas. Use à vontade.
PERDÃO / ME DESCULPE / SINTO MUITO"Para os erros, há o perdão" já diz o poema. Por isso, se você esbarrou em alguém, pisou na bola ou cometeu "o deslize" da sua vida, não pense nem um segundo. Peça perdão. Com todas as letras, com todo o sentimento, com todo o remorso. Mas, cuidado, tem gente tão viciada em erro que pede perdão como quem pede chopp em happy hour. Isso é a banalização do "me desculpe". Funciona uma, duas vezes. Depois disso a gente passa a achar que é caso de transtorno bipolar. Minha sugestão neste caso: desculpe o sujeito, mas indique um psicólogo.
PRAZER / MUITO PRAZEREssas palavrinhas são obrigatórias quando se conhece alguém, mesmo que não tenha surgido empatia. O que, vamos assumir, às vezes acontece. A versão mais moderninha é "Como vai?" ou "Tudo bem?". De qualquer maneira não deixe de ser simpático logo no primeiro contato. Lembre-se: grandes amizades ou namoros nascem assim, numa conversa informal.
Tirando essas palavras da cartola, garanto que você fará verdadeiras mágicas. Afinal, usar os termos corretos geram sorrisos, relacionamentos e até emprego. Isso mesmo, quem é gentil recebe muito mais oportunidades do que quem vive de cara amarrada e brigado com o mundo. Por tudo isso, começe a praticar desde já.
Obrigada e até a próxima.

Nenhum comentário:

Powered By Blogger

Quem sou eu

Minha foto
brasil/mundo
amigo conselheiro