Páginas

domingo, 15 de agosto de 2010

Maldição hereditária ,verdade incontestável

poucos assuntos na bíblia tenha tantas evidências , quanto o tema propósto. Se não , vejamos:


Êxodo 20:4,5 é um dos textos que mais comprova essa verdade.

"Não faras para tí imagens de escultura...
por que eu , o Senhor teu Deus ,sou Deus zeloso, que visito a maldade dois pais nos filhos até a terceira e quarta geração".
A versão internacional diz o seguinte:

"Por que eu, o Senhor, teu Deus, sou Deus zeloso, que castigo os filhos , pela maldade dos pais , até a terceira e quarta geração"

Essa versão da bíblia é considerada uma das mais fieis traduções que existe.

Paulo Romeiro no seu livro ," evangélicos em crise" diz que a interpretações que se faz desse texto está equivocada. pois o texto não fala de alcoolismo ou doênças mas de idolatria. na verdade, Deus aproveita o pecado de idolatria , para trazer a tona a verdade sobre a maldição hereditária.


Outro ponto a ser evidenciado é que Deus não diz:" Eu visito a idolatria dos pais nos filhos" , mas sim a maldade . A palavra maldade acaba mostrando que não importa o tipo de pecados, todos são visitados pela mão do Deus altíssimo.

outro texto que deixa claro a verdade sobre maldições hereditárias é o de deuteronomio 28:18 maldito o fruto do teu ventre...
a versão internacional diz:"os filhos do seu ventre ,serão amaldiçoados. "
O vers. 32 de Deuteronomio ratifica essa verdade:"Teus filhos e tuas filhas, serão dados a outros povos...

Reparem que esse texto se refere as bençãos e maldições do monte gerezim. falando a um povo que até o momento estava em obediencia a Deus.

Talvez um dos casos que mais evidencia que um justo pode receber maldições devido a terceiros está relatado em 2 Samuel 21. O texto fala de uma fome que Israel e o reinado de Davi estava passando por causa de uma quebra de aliança que Saul fez com os gibeonitas.
A pergunta que não quer calar . O que tinha a ver Israel e Davi com o pecado de Saul e sua casa? nada! no entanto, o povo e Davi foi casticado pelos pecados de Saul.

Hora se Davi que não tinha nada haver em filiação com Saul recebeu a condenação que dirá os filhos legítimos.


Abrão foi outro que devido o pecado de mentira , sua descedencia recebeu o castigo de peregrinar sobre a terra pore sofrer por quatrocentos e trinta anos.


só têm um texto no velho textamento que parece dar nó na questão da maldição hereditária. é o de Ezequiel 18. O texto fala claramente que os filhos não sofrerão pelos pecados dos pais.
Porém os que dão base são em muito maior número. Será que a bíblia esta em contradição? Creio que não. eu mesmo confesso que não consegui interpretar esse texto ainda.
Alguns falam que o texto diz respeito a pecados pessoas , quando o pecado é em famílias as maldições recai sobre elas, eu particularmente não creio nessa interpretação.

Mas e o novo testamento , o que diz sobre o assunto?


existem tres pontos de vista no mundo evangélico.

-Que não há maldições hereditárias em hipóteses alguma . Que essa teologia é herética.
-Que há maldições hereditária , até jesus entrar em sua vida , após o novo nascimento , todas elas foram quebradas
-Que mesmo aceitando jesus as maldições ainda ficam na pessoa até que elas sejam quebras em nome de jesus.


Os que acreditam que a maldição hereditária é quebrada no ato da conversão usam textos aparentemente fortes como:
Romanos 8:1 " nenhuma condenação há para quem está em cristo jesus"
2 aos coríntios 5: 17 se alguém está em cristo , nova criatura é , as coisas velhas já passaram es que tudo se fez novo;

O texto que diz que fomos libertos da maldição da lei.

Efésios 1:3 que diz : "fomos abençoados com toda a sortes de bençãos espirituais nas regiões celestiaos"

E o evangelho de João que diz : "Se o filho vos libertar , verdadeiramente sereis livres"

Também tem aquele que diz:Senhor , quem pecou para que esse nascesse assim? Jesus disse: nem esse e nem seus pais...


A maioria dos textos que refutam a tese de que crentes não sofre de maldições hereditárias do novo textamento são esses. porém são textos que na sua maioria são tirado de fora de contesto.

não dá para exercer uma exegese sobre cada um deles no momento, ois tomaria muito tento. todavia quero tesser os comentáris nessesários. tentarei fazê-los no decorrer do debate.


É verdade em cristo jesus todas as nossas maldições foram quebradas , porém é verdade também que nada é automático. A bíblia diz: operai a vossa salvação com temor e tremor. o versíoculo é claro em dizer que ao aceitarmos a Jesus há um longo caminha a percorrer, até que as verdades adquiridas em jesus se torne uma realidade .


Abíblia diz : o Reino de Deus é tomado a força. esse versículo evidência que : As maldições foram quebradas, somos abençoados, nas regiões celestiais, más para obtê-las, o primeiro passo é aceitar a Jesus, o segundo é dia após dia tomarmos posse delas.

veja o caso do batismo com o Espírito Santo. a maioria dos que recebem a Jesus não são batisados logo de início. muitos levam anos para receber e só depois de muita busca. Assim também são as quebras de maldições. Temos que entrar nas regiões celestiais e tomar posse dessa verdade.

Nenhum comentário:

Powered By Blogger

Quem sou eu

Minha foto
brasil/mundo
amigo conselheiro