Páginas

sexta-feira, 10 de julho de 2009

ESQUADRO

Significa a rectidão, limitada por duas linhas: uma horizontal, que representa a trajetória a percorrer na Terra, ou seja, o determinismo, o destino; e outra vertical, o caminho para cima, dirigindo-se ao cosmo, ao universo, ao infinito, a Deus. Rectidão é a qualidade do que é recto, tanto no sentido físico quanto no moral e ético; assim, à rectidão física, emanada do Esquadro, corresponde a rectidão moral, caracterizada pelas acções de acordo com a lei, com o direito e com o dever, e a virtude de seguir rectamente, sem se desviar, a direcção indicada pela equidade. É um instrumento passivo e auxiliado pelo compasso. O seu desenho permite traçar o ângulo recto e, por tanto, esquadrejar todas as formas. Deste modo, é visto como símbolo, por excelência, da rectidão. É também a primeira das chamadas Jóias Móveis de uma Loja, constituindo-se na Jóia do Venerável, pois, dentre todos, este deve ser o mais justo e eqüitativo dos Maçons. O Esquadro, ao contrário do Compasso, representa a matéria - por isso é que, em Loja de Aprendiz, ele se apresenta sobre o Compasso. Predominância da Matéria sobre o espírito.
O compasso e o esquadro reunidos tem sido a mais antiga, bem como a mais comum representação da Instituição Maçónica. Tanto se apresentou este símbolo compasso-esquadro, que ele é prontamente reconhecido, até mesmo pelos profanos (pessoas não iniciadas na Maçonaria). É o sinal distintivo do Venerável Mestre uma vez que esotericamente representa a "Justa Medida".
A Justa Medida quer dizer em última análise a Rectidão. Faz lembrar aos maçons em geral e a cada instante que todo as suas acções deverão ser implementadas com serenidade, bom senso e espírito de justiça. Faz recordar o compromisso solene assumido pelo iniciado, de sempre agir dentro de uma escola de perfeita honestidade e rectidão.

Nenhum comentário:

Powered By Blogger

Arquivo do blog

Quem sou eu

Minha foto
brasil/mundo
amigo conselheiro