Páginas

sexta-feira, 10 de julho de 2009

1 - O QUE É A MAÇONARIA?

A Maçonaria é uma organização fraternal que tem como princípio básico o amor fraterna, `a prática da caridade e a busca da Verdade.
Existe um velho ditado que diz: "A Maçonaria escolhe homens de bem e faz deles ainda melhores".
É normal dizer-se que os homens são o produto do meio que freqüentam durante as suas vidas. A Maçonaria oferece a cada um dos seus membros a oportunidade de conviver regularmente com homens ds bom caráter, o que reforça o seu próprio desenvolvimento pessoal e moral.
A garantia dessa fraternal convivência é conseguida pela proibição de discussões politico-partidárias ou religioso-sectárias, visto que esses assuntos, têm dividido os homens ao longo da história.
Os maçons, sem discutir as suas crenças pessoais nestes dois assuntos, incentivam os homens a serem religiosos sem particularizar uma religião e encoraja-os a serem ativos nas suas comunidades, também sem particularizar o meio de expressão política.
Os maçons, também conhecidos como "pedreiros livres", não encontram na Maçonaria ensinamentos sobre a arte da construção, como o faziam os maçons operativos da Idade Média. Assim, as ferramentas comuns que eram usadas pelos canteiros medievais, como o maço, o cinzel, o nive, o prumo, o compasso e outros, têm cada uma um significado simbólico na Maçonaria.

Nenhum comentário:

Powered By Blogger

Arquivo do blog

Quem sou eu

Minha foto
brasil/mundo
amigo conselheiro