Páginas

quinta-feira, 29 de maio de 2008

O nível do vinho nas garrafas


Na vida do apreciador de vinho , em algum momento, ele se depara com a oportunidade de adquirir um vinho velho. Pode ser um amigo ou conhecido que o consulta para vender o conteúdo de uma adega , um leilão de vinhos raros, ou até uma oportunidade de abrir um vinho com mais de 10 anos de vida. Neste momento , ele se depara com um problema : Como saber, sem abrir a garrafa, se o vinho está bom ou se já está em processo de deterioração ou totalmente deteriorado ?
Existem algumas dicas e a primeira é verificar se o nível do liquido nas garrafas está coerente com a idade do vinho. De fato, já que a rolha é porosa, apesar da vedação, sempre há uma evaporação do liquido com o tempo de armazenamento. Por isto, o nível do liquido tem que estar coerente com o tempo de guarda da garrafa .
Assim, segue abaixo alguns comentários sobre o nível do liquido nas garrafas de vinho. Me limito neste caso às garrafas tipo Bordeaux e Borgonha por serem os vinhos que tem maior probabilidade de envelhecimento .
Bordeaux
Nível 1 - Normal - Este nível é o nível de preenchimento original da garrafa e caracteriza o nível de um vinho jovem até 5 a 7 anos . Acima desta idade , pode-se considerar um nível excepcional , caracterizando uma guarda em condições excelentes ou um indicio de fraude no sentido que o vinho dentro da garrafa não corresponde à idade declarada no rotulo.
Nivel 2 - Muito Ligeiramente baixo Pode ser o nível original de preenchimento . Representa um nível perfeitamente adequado por vinhos de qualquer idade . Se o vinho tiver mais de 10 anos, novamente estamos no caso do nível 1
Nível 3 - Ligeiramente Baixo O nível agora mostra uma pequena evaporação do vinho provocado pelo envelhecimento da rolha . É um nível aceitável para vinhos acima de 15 a 20 anos . Para vinhos acima de 40/50 anos , é um nível excepcionalmente bom demonstrando uma guarda em condições exemplares.
Nível 4 - Ombro alto Normal para vinhos acima de 30 a 40 anos . Para vinhos mais jovens, representa um certo risco
Nível 5 - Meio Ombro - Alto risco - Só aceitável quando se trata de um vinho extremamente raro e velho ou para colecionar sem objetivo de beber .
Nível 6 - Baixo Não aceitável para venda ou compra , provavelmente o vinho estará imbebível.
Borgonha
Para os vinhos da Borgonha, por causa do formato do gargalo a referência é a medição em centímetros que separa o nível do liquido do fim da cápsula ( geralmente coincide com o fim da rolha ).
Nível 1 - menos de 2 centimetros - Este é o nível normal de preenchimento da garrafa e representa a referência para vinhos jovens até 3 a 4 anos .
Nível 2 - Entre 2 e 4 centimetros Este é um nível normal para vinhos jovens até 6 anos e que também pode ter sido o nível original de preenchimento.
Nível 3 - Entre 4 e 6 centimetros Agora estamos numa faixa de vinhos velhos com mais de 20 anos raramente será um risco nesta faixa de idade .
Nível 4 - Acima de 6 centimetros Neste nível só são aceitáveis vinhos acima de 50 anos - Quando o nível estiver acima de 7 centimetros o risco de se tratar de um vinho deteriorado é enorme
.
Powered By Blogger

Arquivo do blog

Quem sou eu

Minha foto
brasil/mundo
amigo conselheiro